Goku Instinto Superior completo e Jiren Torneio do Poder episódio 129

Após duas longas semanas de espera, pudemos assistir o episódio 129 de Dragon Ball Super, que introduziu o ​estágio final do Torneio do Poder, iniciando o combate sem precedentes que decidirá o futuro dos universos.

Dragon Ball Super – Episódio 129 [Contém Spoilers]

O episódio 129 marcou o início da batalha final entre Goku, do Universo 7 e Jiren, do Universo 11 – após a derrota do príncipe saiyajin, no episódio 128 -​, cont​ando​ com uma excelente animação (uma das melhores de todo Dragon Ball Super, ao lado do especial de uma hora), com traços bem bonitos e detalhados, que mostravam a imponência dos protagonistas do combate final – e também a tensão dos outros personagens​,​ que correm o risco de ​ser apagados.

Algumas partes da animação foram reutilizadas de episódios anteriores e também da abertura​, ​com alguns polimentos que as deixaram melhores​. E​m alguns momentos​, ​incomodou um pouco pela repetição, mas ​não comprometeu o resultado final do capítulo.

Outro ponto que vale destacar​,​ é a trilha sonora, que conseguiu exaltar a dramaticidade ​do ​que se passava na tela; músicas mais ​’​sérias​’​ ​- ​assim como a pegada de todo o episódio​.​

Dragon Ball Super episódio 129
(Reprodução)

Goku vs Jiren

Goku Instinto Superior vs Jiren Torneio do Poder ep. 129
(Reprodução)

A luta de Goku contra Jiren já começou a todo vapor, o guerreiro saiyajin utilizando o Instinto Superior (que foi despertado no episódio anterior pela terceira vez) e​,​ finalmente​,​ conseguindo ‘rivalizar’ com seu adversário – que lembrando, é mais forte que um deus da destruição -, embora ainda estivesse um pouco inferior ao poder de Jiren.

Apesar de já estar lutando quase de igual para igual contra Jiren, Goku ainda tinha uma grande desvantagem sobre o guerreiro do Universo 11: seus ataques ainda eram “fracos”, pois ele pensava antes de atacar, já que seu Instinto Superior ainda estava incompleto, dando ao guerreiro o domínio apenas sobre sua defesa; ou seja, ele conseguia desviar muito bem instintivamente, mas seus golpes praticamente não afetavam ​o adversário.

​Mas a diferença que existia entre os dois foi diminuindo a cada segundo que se passava, ​e Goku estava ficando mais forte e superando seus limites constantemente, fazendo com que a existência do Universo 11 – pela primeira vez no Torneio do Poder – começasse a entrar em risco.

​Se tratando especificamente do combate, algo que incomodou foram os poucos momentos de ​duelo real e daquela insana troca​ ​de golpes, que eram interrompidos constantemente para focar em outros personagens e em diálogos aleatórios​, ​alguns​ até​ bons​;​ com​o​ as explicações de Whis -​ o qual, para mim​,​ é o melhor personagem de Dragon Ball Super -, ou quan​d​o Vegeta colocou Vermoud – o deus da destruição do Universo 11 – e o Kaioshin Kai em seus devidos lugares​ – já​ outros​ momentos, foram inseridos​ simplesmente para economizar o tempo de animação com movimento, já que personagens ​estáticos são bem mais fáceis de se​ desenhar​.

Whis Torneio do Poder ep. 129
(Reprodução)

O Instinto Superior completo

Goku Instinto Superior completo Torneio do Poder Dragon Ball Super episódio 129
(Reprodução)

O final​,​ com certeza​,​ foi ​o ​ápice do episódio 129 – e talvez de todo o torneio. Ao presenciar a constante evolução de Goku, Jiren viu que aquele era o momento de derrotá-lo, antes que ele ficasse forte demais para ser vencido, tentando jogá-lo para fora da arena com tudo o que tinha.

Porém, já era tarde demais, pois nem o ataque mais poderoso do lutador do Universo 11​,​ foi o suficiente para vencer o maior gênio das lutas, Goku, que mesmo após encurralado​,​ foi se superando, e não se deu por vencido em nenhum momento. Ele não só acabou com a diferença de poder que existia entre ele e Jiren, como o ultrapassou.

O Instinto Superior completo só apareceu no finalzinho do episódio, mas não deixou de ser um momento especial, daqueles que nos deixa arrepiado​s​.

Goku ficou totalmente badass, com seus cabelos prateados e uma presença semelhante a de uma divindade, totalmente sério e focado apenas no combate; não só entrando no “território dos deuses” – que o reconheceram e ficaram simplesmente abismados com o que viram com seus olhos -, como também dando um passo adiante onde nem eles ainda chegaram.

Depois de​,​ finalmente​,​ conseguir extrair 100% do Instinto Superior, Goku provou a Jiren que nunca se deve subestimar um saiyajin, e o guerreiro do Universo 11 pagou (e pagará ainda mais) por se achar invencível, coisa que não é​, sendo provado principalmente na sequência de golpes que ele sofreu sem que Goku fizesse o menor esforço.

​Como o Instinto Superior completo só apareceu no finalzinho do episódio 129, ​deixou aquele gostinho de quero mais​, o que infelizmente nos faz ter duas – longas – semanas​ de espera pela frente​ para vê-lo em ação novamente.

Considerações finais do episódio 129

Apesar de alguns momentos ”corta clímax” – onde em meio a toda a empolgação da batalha e troca de golpe​,​s eles simplesmente focavam em outros personagens -, esse foi um dos melhores episódios de todo Dragon Ball Super. O episódio 129 se tornou o meu segundo preferido da saga Sobrevivência do Universo, ficando atrás apenas do 127, onde Androide 17 se sacrificou.

A animação e a trilha sonora estavam excelentes. E, outro ponto que vale destacar, é que ver e acompanhar toda ​a​ evolução de Goku, um personagem que marcou nossas infâncias, que de um guerreiro fraco, de classe baixa e órfão, foi superando todos os limites e obstáculos ​com​ esforço e sempre com um sorriso no rosto, simplesmente não tem preço.

Para mim o episódio 129 serviu como introdução para a verdadeira batalha final – Jiren pagando pela arrogância de ter subestimado um gênio das lutas -, e pelo que a prévia mostrou, acredito que o 130 será o melhor de todo Dragon Ball Super, e entrará para a história da franquia.

REVER GERAL
Dragon Ball Super – Episódio 129