Jiren e Vegeta Dragon Ball Super Torneio do Poder episódio 128

Ontem (17) foi ao ar o episódio 128 de Dragon Ball Super, fazendo com que só restem mais 3 para que infelizmente tenhamos que dar adeus – pelo menos por enquanto – ao anime, que deixará de ser transmitido em abril. O próprio título já nos deu um grande spoiler do que iria acontecer, deixando muitos fãs tristes.

Dragon Ball Super – Episódio 128 [Contém Spoilers]

Como já havia sido revelado nas sinopses divulgadas dos próximos capítulos, o episódio marcou a queda do príncipe dos saiyajins Vegeta – um dos grandes destaques do Torneio do Poder -, pois os outros guerreiros restantes do Universo 7 – Goku e Freeza, que está “desaparecido” – estão sem energia, fazendo com que ele, apesar de também exausto, tivesse que fazer seu último “sacrifício” enfrentando Jiren.

A animação estava boa na maior parte do tempo – muito bonita em alguns momentos e em outros nem tanto, mas nada que comprometesse o resultado final. Outro ponto positivo foi a trilha sonora, que contou com ótimas músicas, mais lentas e ‘tristes’, afim de trazer o espectador para o que estava acontecendo na tela. O episódio 128, diferentemente do 127 – que teve porradaria o tempo todo, do jeito que os fãs de Dragon Ball gostam – foi mais focado no lado emocional, mostrando a evolução dos personagens como pessoas, principalmente a de Vegeta, que de um grande vilão, foi se tornando uma pessoa bondosa aos poucos, ainda que tente esconder esse seu lado.

Dragon Ball Super episódio 128
(Reprodução)

Vegeta vs Jiren, a queda de um príncipe

Vegeta vs Jiren Torneio do Poder ep. 128
(Reprodução)

A ‘luta’ de Vegeta vs Jiren se resumiu basicamente ao guerreiro do Universo 11 espancando o príncipe dos saiyajins, que já estava exausto devido as suas últimas lutas – principalmente a contra Toppo. Apesar do combate não ter sido nada empolgante, se é que podemos realmente chamar de combate, houveram alguns diálogos interessantes – e emocionantes -, principalmente quando Vegeta foi questionado arrogantemente por Jiren sobre o por que de ele seguir lutando, afirmando que a luta já havia acabado; ele então respondeu que alguém sem sentimentos como Jiren não sabe “o que significa lutar para proteger alguma coisa”, o que claramente abalou o guerreiro do Universo 11, que fez uma expressão de surpresa e desconforto.

Também houveram alguns flashbacks, onde Vegeta lembrou de sua promessa a Kyabe – como vinha acontecendo na maioria do últimos episódios -, de seus filhos Trunks e Bulla, e principalmente de sua esposa Bulma, que foi uma maneira de presenciarmos pela última vez a voz da dubladora da personagem, Hiromi Tsuru – que morreu em novembro de 2017.

Bulma, Trunks e Vegeta Dragon Ball Super ep. 128
(Reprodução)

Esses flashbacks de Vegeta foram importantes para dar a motivação necessária para que ele continuasse lutando mesmo sem possuir mais nenhuma força, mostrando toda a evolução que o personagem sofreu desde sua primeira aparição no anime, que aconteceu em 1989. Antes, ele lutava para matar as pessoas e se divertir, agora estava lutando para salvar aqueles que considera importantes, além de manter o seu orgulho, é claro. Mas no fim, os flashbacks não acrescentaram tanto, já que Vegeta não conseguiu fazer nada de relevante.

Restando quase nenhuma energia, só havia um caminho para Vegeta: sua eliminação do Torneio do Poder. Pessoalmente, eu esperava que ele fizesse algo contra Jiren – com algum golpe final -, nem que fosse ‘um arranhão’.

Os fãs imaginavam algo parecido com o que aconteceu ao Androide 17 no episódio 127 – que teve uma eliminação impactante, se explodindo para salvar os guerreiros mais fortes de seu universo -, Vegeta ‘apenas caiu’ sem nada tão memorável. O ponto mais alto de sua eliminação, é que pudemos vê-lo chorar por não conseguir cumprir o que prometeu, e o mais legal de tudo, doando suas últimas forças a Goku, deixando o seu orgulho e as ”rixas” de lado, depositando todas as suas esperanças em seu rival, pois no momento o mais importante é a sobrevivência.

Também foi interessante ver a recepção dos personagens do Universo 7 quando Vegeta estava na arquibancada, antes a maioria ali o odiava – e com razão -, mas dessa vez, todos estavam felizes por ele estar bem e pelos resultados de suas lutas.

A volta do Instinto Superior

Goku Migatte no Goku'i Torneio do Poder ep. 128
(Reprodução)

Após recuperar suas forças – sendo capaz ao menos de se transformar em Super Saiyajin Blue -, Goku foi para cima de Jiren com tudo o que tinha, se resumindo a um saco de pancadas – perdendo novamente sua transformação. E mesmo partindo bravamente rumo a seu adversário -, nada que tentou deu certo.

Goku vs Jiren Torneio do Poder ep. 128
(Reprodução)

Prestes a ser eliminado, eis que se lembra de todos os seus nove companheiros do torneio, e mais uma vez viu a necessidade de superar seus limites para salvar as pessoas que ama, liberando o Instinto Superior, uma das técnicas/transformações mais bonitas e imponentes da franquia.

Apesar do episódio ter sido mais focado em Vegeta, não dá para negar que o grande destaque foi a volta do Instinto Superior de Goku – deixando a queda do príncipe em segundo plano -, que conseguiu desferir um belo soco no estômago de Jiren após ultrapassar seus limites.

Infelizmente, o Instinto Superior só apareceu no finalzinho do episódio, quando a coisa realmente iria ficar boa, deixando aquele gostinho de quero mais para o 129, que só irá ao ar em março, mas que promete ser o melhor de Dragon Ball Super.

Jiren, Goku Migatte no Goku'i Dragon Ball Super ep. 128
(Reprodução)

Considerações finais

De modo geral não foi um episódio ruim – principalmente por causa da volta do Instinto Superior – porém, esperava mais de seu desenvolvimento, justamente por se tratar da queda do número dois do Universo 7, o segundo personagem mais famoso da franquia. Além disso, a Toei criou todo um hype em cima da promessa de Vegeta, que no final foi em vão, sem nenhum momento final impactante – como já citado, semelhante ao do Androide 17, que se sacrificou no capítulo 127, protagonizando uma cena muito bonita.

O ponto mais alto foi a volta do Instinto Superior – e o soco no estômago de Jiren. De resto, se resumiu basicamente a Vegeta e Goku sendo espancados e lembrando o que é importante para eles.

REVER GERAL
Dragon Ball Super – Episódio 128